Mascote Judokinhas

O Judo no Desenvolvimento Infantil

Depoimento da Dra. Patrícia Chapelas

O desenvolvimento infantil integra várias dimensões e todas contrinuem para a construção do Ser como um todo.

No que respeita ao desenvolvimento psicomotor, toda a educação que se faz em seu torno visa a aquisição e organização de informação através de movimentos que têm sempre em consideração a afectividade. A participação do corpo no processo de aprendizagem é vital, promove a resistência física e emocional.

A criança que não organiza a noção de esquema corporal e respectivos esquemas psicomotores, poderá ter distúrbios da aprendizagem: dislexia (dificuldade específica na aprendigazem e utilização instrumetal da leitura), dislália (dificuldade na pronunciação das palavras), disfasia (perturbação da linguagem que consiste na má coordenação das palavras), etc.

O Judo pela promoção de contacto, trabalhando a aproximação do corpo e do Eu, através do cair, do jogar e das técnicas, fortalece a personalidade da criança, construindo a sua valorização pessoal.
Com estímulos motores dirigidos, colabora no desenvolvimento infantil, pois cria oportunidades para melhorar comportamentos e a aprendizagem, quer motora, quer cognitiva.

Também no desenvolvimento psicossocial o Judo é um veículo facilitador da aquisição das competências sociais, pois ensina a criança a saber esperar pela sua vez, a participar, a desenvolver a consciência da própria responsabilidade.

O Judo participa e promove na construção passo a passo do Ser como um todo, sem desrespeitar o seu desenvolvimento corporal e auxiliando no seu carácter, dando-lhe oportunidade de crescer, cumprindo as respectivas etapas do desenvolvimento.     

Dra. Patrícia Chapelas
Licenciada em Psicologia Clínica
Directora do Colégio Garatuja